Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Reciclagem do Alumínio

Alumínio é o primeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. A reciclabilidade é um dos principais atributos do alumínio em termos econômicos, sociais e ambientais. Pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais.

Porque Reciclar?

A reciclagem do alumínio oferece muitas vantagens, representando uma combinação única de pontos positivos. Para transformar e colocar o alumínio novamente no mercado, a reciclagem economiza 95% da energia elétrica que seria utilizada na produção do metal a partir da bauxita, que seria extraída das reservas naturais, além de oferecer ganhos sociais e econômicos e um desenvolvimento sustentável. Os benefícios da atividade podem ser medidos pela economia de energia elétrica e da bauxita (minério que origina o alumínio primário), bem como pelo aspecto social, tendo por base a geração de renda promovida pela atividade e o número de famílias atendidas por projetos sociais ligados à reciclagem.

O Alumínio e a Reciclabilidade

O alumínio é 100% reciclável, por infinitas vezes, sem qualquer perda de qualidade. O processo de reciclagem do alumínio requer 95% a menos de energia, se comparado à produção de alumínio primário, o que corresponde a reduções significativas das emissões. As modernas técnicas de separação permitem que a folha de alumínio descartada nas residências possa ser recolhida e reciclada a uma fração do consumo original da energia.

Economia de Recursos

O uso da folha de alumínio para embalar alimentos e líquidos economiza mais recursos do que aqueles necessários em sua produção. Várias Análises do Ciclo de Vida (ACV) demonstram que a embalagem de alumínio e a folha de alumínio para uso doméstico representam menos de 10% no impacto ambiental durante o ciclo de vida dos produtos embalados – produção, preparação e consumo.

Barreira de Proteção

A barreira total da folha de alumínio contra luz, gases e umidade é o principal motivo para sua utilização como embalagens para alimentos, bebidas e em aplicações técnicas. Mesmo quando muito fina, a folha de alumínio protege e preserva o aroma e as características do produto embalado. Ela aumenta a vida útil de produtos por vários meses, e até anos, retendo integralmente seus valiosos aromas. Ao garantir a preservação dos produtos por longos períodos sem necessidade de refrigeração, a embalagem de folha de alumínio ajuda a impedir que os alimentos se deteriorem, além de garantir economias substanciais de energia.

Propriedades Mecânicas

Leve mas resistente, a folha de alumínio possui características exclusivas que a tornam ideal para embalar e re-embalar os mais variados produtos, inclusive com formatos diferentes, ao mesmo tempo em que minimiza a necessidade do uso de selantes. Devido à sua maleabilidade, a folha de alumínio pode ser facilmente conformada sem perder sua integridade como barreira, tornando-a um material ideal para ser usado em combinação com outros substratos flexíveis a fim de criar laminados extremamente finos para uma grande variedade de mercados e, consequentemente, mais uma vez, economizar recursos.

Plasticidade e Resistência

Quando prensada em um molde, a folha de alumínio memoriza seu formato, particularmente onde há formação de dobras e abas. A forma, a espessura, a liga e a têmpera podem ser selecionadas para criar exatamente as características de desempenho necessárias.

Leveza e Economia de Espaço

As economias tanto em transporte quanto em armazenamento resultam da leveza e do formato plano ou nos rolos das embalagens e, no caso dos contêineres, seus formatos são particularmente adequados para o preenchimento automático. A folha de alumínio ajuda a economizar recursos durante a embalagem e o transporte de produto e resíduos. Ao agregar a capacidade de preservação dos produtos por longos períodos, sem a necessidade de refrigeração, a embalagem de alumínio proporciona grande economia de energia – seu formato pode “racionalizar o espaço” no armazenamento e na exposição, permitindo economias ainda mais expressivas de energia e de custos. A folha de alumínio economiza em peso, é eficaz e minimiza a quantidade de material necessária.

Estabilidade Estrutural

Em estruturas leves e alveolares, a folha de alumínio possui a rigidez e a estabilidade necessárias que permitem aos arquitetos reduzirem o peso das estruturas e alicerces dos edifícios e aos engenheiros, por sua vez, reduzirem o peso em todos os tipos de transporte – navios, aviões, caminhões e automóveis.

Recuperação

Quando a folha de alumínio não é recolhida para reciclagem e é processada em incineradores, a maior parte da folha laminada será oxidada e liberará energia, que pode ser recuperada. O mais importante é que o alumínio não oxidado remanescente pode ser extraído das cinzas do fundo do incinerador e utilizado posteriormente para fins de reciclagem.

Desempenho Térmico

A folha de alumínio é bastante condutora de calor. Ela resiste a todas as variações de temperatura que possam surgir durante o processamento e utilização de embalagens, desde uma temperatura bem abaixo daquela do ultracongelamento até as extremas usadas para cozinhar e grelhar, sem deformar, derreter ou apresentar riscos de trincamento repentino. A folha de alumínio também dissipa rapidamente o calor, o que é ideal para os processos com autoclave e vedação térmica. Ela pode ajudar a minimizar o tempo de vedação e a regular a variação de temperatura quando usada em contêineres e embalagens flexíveis, ajudando assim a proteger a qualidade do produto e a garantir a economia de energia. Sua condutibilidade térmica pode ajudar a minimizar os tempos de processamento, resfriamento e reaquecimento. Vital para a operação eficiente do motor de um veículo e para o conforto do motorista, e dos passageiros, os trocadores de calor com aletas de folha de alumínio fornecem refrigeração e aquecimento, conforme a necessidade. Graças à sua leveza, a folha de alumínio tornou-se uma escolha automática.
Facilidade no Aquecimento ou Cozimento

Os alimentos acondicionados em embalagens de alumínio podem ser cozidos, aquecidos ou reaquecidos em forno convencional, elétrico, microondas ou em banho-maria. A embalagem de folha de alumínio ajuda a economizar tempo e recursos durante a preparação dos alimentos.
Higiene

Depois de produzida, a folha de alumínio se torna totalmente estéril graças ao processo de recozimento em alta temperatura. É seguro para uso em contato com gêneros alimentícios e não acumula nem promove o crescimento de bactérias.

Segurança e Proteção do Produto

A folha de alumínio é segura para uso em contato com gêneros alimentícios. A folha de alumínio não revestida não reage com a grande maioria de alimentos. Em muitas aplicações, não entra em contato com o produto porque é laminada em associação com outros materiais. Além disso, é a proteção ideal contra a adulteração de produtos e possui recursos antifalsificação.

Potencial Decorativo

O acabamento brilhante ou fosco, somado à sua compatibilidade com todas as tecnologias de impressão, proporciona aos projetistas uma ampla gama de possibilidades para criar embalagens com desenhos gráficos impressionantes e grande exposição em prateleira e identidade da marca.

Reflexibilidade

A folha de alumínio reflete até 98% da luz e do calor infravermelho. Sua superfície brilhante também apresenta uma baixa emissividade de calor. Isso ajuda a economizar energia em isolamentos. Sua função isolante se estende até a proteção contra incêndios. Nos painéis ‘corta fogo’ de veículos, nos navios, nas portas resistentes ao fogo e painéis de edifícios, a folha de alumínio dissipa o calor e interrompe o acesso ao oxigênio necessário à sustentação das chamas.

Condutividade Elétrica

A folha de alumínio é um escudo contra as emissões de ondas magnéticas e de radiofrequência. Quando utilizada em cabos de fibra ótica, ela atua como um ‘rastreador’ a fim de garantir a integridade das conexões dos cabos. Em cabos revestidos, sua condutividade elétrica permite que a integridade do circuito de cabos seja verificada.

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta

WordPress spam blocked by CleanTalk.