Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Aprenda a limpeza ideal para cada tipo de piso

Pisos Laminados

Os laminados são azulejos sintéticos usados em geral para simular pedra, madeira ou outros materiais naturais. Na maioria das vezes, pisos laminados são feitos de materiais que exigem cuidados bastante simples. Você pode limpar um piso laminado com um limpador tradicional de azulejos, mas é importante mantê-lo sempre seco, pois o excesso de água pode fazer com que o piso deforme ou inche.

Pisos de Terracota

Terracota é um bom material para cozinhas, banheiros e outros cômodos com trânsito intenso de pessoas. Embora esse material esconda bem as manchas, ele pode acumular muita sujeira. Para limpar os pisos de terracota:
1. Em primeiro lugar, remova toda a sujeira e os resíduos.
2. Depois, limpe o piso com um limpador para pisos de terracota, que pode ser encontrado em uma loja especializada.
3. Passe o pano fazendo movimentos para cima e para baixo, removendo assim a sujeira acumulada no piso.
Para manchas especialmente difíceis de remover, utilize uma escova e esfregue com movimentos circulares.

Pisos de Madeira

Assim como outros materiais naturais, a madeira pode ser danificada facilmente, caso os cuidados necessários não sejam tomados. Antes de limpar seu piso de madeira é fundamental que você saiba se o piso está selado ou não. Pisos selados são aqueles que receberam uma camada de verniz resistente à água. Pisos não selados geralmente estão cobertos apenas por uma camada de cera.

Se seu piso estiver selado, não há problema em limpá-lo com líquidos.

• Misture um limpador para pisos de madeira e água morna em um recipiente.
• Umedeça o pano de limpeza na água e retire todo o excesso, deixando o pano levemente úmido.
• Limpe o piso fazendo movimentos circulares.
• Finalize secando o piso com um pano seco.

Passos para a limpeza de pisos não selados:

• Misture o limpador para pisos de madeira com uma pequena quantidade de água e aplique a mistura moderadamente ao piso.
• Lembre-se de secar rapidamente todas as partes úmidas para evitar que o piso seja danificado.

Pisos de Concreto

Pisos de concreto são cada vez mais populares nas casas devido ao seu baixo custo, resistência e durabilidade. Mesmo se você não possuir pisos de concreto na área interna, você provavelmente encontrará partes de concreto no chão de sua garagem ou deck que também precisarão ser limpas de tempos em tempos.

Antes de limpar seus pisos de concreto:

1. Aspire a área e remova a poeira para eliminar fragmentos aparentes.
2. Encha um recipiente com água morna e limpador de concreto (facilmente encontrado em lojas de ferramentas) e misture.
3. Limpe seu piso sistematicamente. Comece em um dos cantos e caminhe para trás enquanto limpa o piso à sua frente. Lembre-se de trocar a água quando ela estiver turva.
4. Por fim, seque o piso com um pano seco ou deixe que ele seque naturalmente.
Para que estejam sempre brilhantes, os pisos de concreto devem ser polidos com frequência. Você também pode usar uma enceradeira ou contratar uma empresa especializada em manutenção de pisos, em casos de maior necessidade.

Pisos de Azulejo

Azulejos são uma ótima escolha para pisos muito usados ou que têm grande probabilidade de ficarem molhados, como em cozinhas, banheiros ou átrios. A limpeza do seu piso de azulejo será muito mais fácil se você se lembrar de varrê-lo todos os dias, mas usar um limpador adequado para este fim, é essencial para prevenir a descoloração e manter a sua casa higienizada.
É importante seguir todas as instruções da embalagem no uso de qualquer produto, mas a maioria dos produtos exige apenas que você esfregue o chão ou paredes com um pano úmido e o auxílio do limpador de azulejos. Para manter o piso constantemente limpo, que tal realizar este procedimento semanalmente?

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta

WordPress spam blocked by CleanTalk.