Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

15 dicas para a marmita manter o sabor, não estragar e mais

Levar a própria comida para o trabalho é uma ótima maneira de garantir uma alimentação saudável e balanceada, além de economizar dinheiro. Porém, é preciso ter alguns cuidados com a marmita, já que, dependendo do modo como o alimento é preparado e armazenado, seu sabor, textura e até qualidade podem estar comprometidos no momento do consumo. Confira 15 dicas para garantir que seu almoço se mantenha saboroso e fresquinho até a hora de comer.

Mantenha a comida na geladeira por, no máximo, dois dias. Depois disso, o sabor, qualidade e textura são prejudicados. Prefira congelar alimentos que serão consumidos depois deste prazo, ou preparar aos poucos ao longo da semana.

Não congele legumes cozidos: se não tiver tempo, deixe a carne pronta e cozinhe apenas os legumes no dia anterior ou até dois dias antes.

Evite frituras ou empanados. Ainda que você prepare no mesmo dia, quando aquecer no micro-ondas, o alimento ficará amolecido.

O ideal é levar cada alimento em um compartimento diferente: arroz separado do feijão, da carne, dos legumes, etc. Conforme você se locomover, os itens irão se juntar, deixando a marmita com um aspecto ruim. Além disso, algumas comidas ficam ressecadas pelo contato com outras.

Tempere salada e legumes na hora de comer. Leve molhos para a salada, azeite ou limão espremido em potinhos e derrame sobre o prato quando for almoçar. Se despejar pela manhã, eles irão umedecer os alimentos, comprometendo a textura e sabor. Além disso, o azeite, por exemplo, resseca ao longo do dia.

Comida japonesa que sobrou do jantar não é indicada para a marmita, já que o peixe cru estraga muito rápido, além de ter sua textura e sabor modificados. Aliás, é melhor evitar peixes em geral, pois eles deixam um odor muito forte no ambiente.

Molho de tomate pode manchar seus potinhos de plástico. Prefira levá-los em recipientes de vidro que podem ser aquecidos no micro-ondas.

Procure aquecer sua marmita em pote de vidros ou, se o seu for de plástico, transfira a refeição para um prato antes de levá-la ao micro-ondas. O plástico libera substâncias nocivas ao ser aquecido, comprometendo sua saúde.

Transporte sua marmita em uma sacola térmica para garantir a refrigeração mínima no trajeto até a empresa. Assim que chegar, guarde-a na geladeira.

Além disso, procure colocar todos os seus potes no mesmo sentido dentro da térmica e carregá-la sempre “de pé”, para evitar vazamentos.

Outra dica é embalar os potes em sacolas plásticas bem fechadas ou panos bem apertados antes de colocá-los na sacola térmica. Isso também evita que líquidos e molhos vazem.

Gelatina é uma excelente opção de sobremesa. Ao prepará-la, divida-a em potinhos pequenos e leve à geladeira. Pela manhã, é só pegar um e incluir na sacola térmica.

Se você come direto do pote de marmita, procure cortar o frango ou o bife em tiras antes de cozinhá-los, para facilitar na hora de comer. Assim, você não precisa ficar lutando para cortar o filé em um espaço limitado.

No começo, pode ser difícil acertar na porção, já que é difícil ter a noção exata da capacidade do pote de marmita. Até se acostumar, coloque os alimentos em um prato, na quantidade que você normalmente come, e então transfira para a marmita.

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta

WordPress spam blocked by CleanTalk.