Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Lavagem de roupa: Para que serve sabão, detergente, alvejante e amaciante?

Entender para que serve cada produto durante a lavagem é essencial para limpeza e maciez de seus produtos.


SABÃO

Tem misturas de bases alcalinas e gorduras, ele se degrada nos sistema de esgotos das cidades e não prejudica o meio ambiente. Contudo, ele é menos eficiente porque reage com uma grande quantidade de minerais.

DETERGENTE

Não são gordurosos e contém um agente que umedece e retira a sujeira.

ALVEJANTE

Há 2 tipos de alvejantes: a base de cloro e a base de água oxigenada.

O alvejante a base de água oxigenada conserva melhor as peças de roupas, pois é menos agressivo com elas e pode ser usado em roupas coloridas também. Eles são os únicos que podem ser misturados com sabão em pó.
Ele deve sempre ser diluído em água e utilizado no ciclo de lavar da sua máquina em temperatura elevada para garantir um melhor desempenho.

O alvejante a base de cloro (que é a mesma coisa que água sanitária) é mais agressivo e nunca pode ser utilizado em tecidos coloridos, pois ele pode manchar as peças de roupas e aí não há mais jeito, você perde esta roupa pra sempre.

Quando não devemos utilizar alvejante.
Não é indicado usar alvejante em recipientes ou objetos metálicos, porque o metal reage com os ingredientes do alvejante, danificando o recipiente e liberando resíduos de metais na água. Isso pode comprometer o resultado do produto na peça. Além disso, não se recomenda na mesma solução de lavagem, a combinação de água sanitária (alvejante à base de cloro) com detergentes que contenham enzimas.


AMACIANTE

Permite que suas peças fiquem macias e com toque de suavidade. Em algumas peças ajudam a diminuir a incidência de “bolinhas”. Geralmente é líquido e utilizado na máquina de lavar, deve ser diluído em água, nunca despejado diretamente sobre o produto.

Tome cuidado ao lavar peças para crianças e bebês com amaciantes, pois devido a sensibilidade da pele, alguns podem ser sensíveis aos produtos.

Fonte e crédito: Mix Lar.

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta

WordPress spam blocked by CleanTalk.